PALESTRAS

GLAUCO KIMORA

Palestra de abertura "A década do oceano e suas oportunidades"

Glauco Kimura de Freitas é Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Possui mais de 20 anos de experiência em conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, tendo desenvolvido sua carreira no Terceiro Setor, como consultor ambiental e no Governo do Distrito Federal. Atualmente é Oficial de Projetos de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil.

BEATRIZ MATTIUZO E LUCAS LOPES GONÇALVES

Mesa-redonda "Porque entender o Mar: Importância da divulgação da ciência oceanográfica"

Bia e Lucas são oceanógrafos formados no Instituto Oceanográfico da USP, profissionais de mergulho autônomo e fundadores da Marulho, um negócio de impacto com a missão de divulgar a cultura oceânica e buscar soluções alternativas ao plástico de uso único junto a comunidades na Ilha Grande - RJ. 

A década do oceano e suas oportunidades

JULIANA BOMJARDIM

Mesa-redonda "Porque entender o Mar: Importância da divulgação da ciência oceanográfica"

Editora no blog de divulgação científica Bate-Papo com Netuno. Cientista ambiental e mestra em análise ambiental integrada. Assistente editorial de Matemática na Editora do Brasil.

RONALDO CHRISTOFOLETTI

Palestra de abertura "A década do oceano e suas oportunidades"

Ronaldo é formado em Biologia pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Biologia Comparada pela mesma universidade e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua nas áreas do conhecimento de Ciências do Mar e Comunicação Científica. Na linha de pesquisa de Ciências do Mar procura entender como padrões e processos de comunidades marinhas são influenciados pelos múltiplos estressores na zona costeira em diferentes escalas de espaço e tempo. Na área de comunicação científica, criou o projeto "Maré de Ciência" onde estão sendo desenvolvidos os Programas de Ciência Cidadã e de Políticas Públicas Participativas para a zona costeira. É um dos representantes brasileiros no Processo Regular para avaliação do ambiente marinho da ONU e responsável pelo projeto (CNPq) para desenvolver a Estratégia Brasileira de Comunicação para a Década dos Oceanos, em parceria com a UNESCO e Fundação Grupo Boticário.

Desastres ambientais:

prevenção, consequências e mitigação

YARA SCHAEFFER NOVELLI

Palestra "Desastres atuais e seus impactos sobre o manguezal e comunidades tradicionais"

Doutora em Ciências e Livre-Docente em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior da Universidade de São Paulo, desde 1998, onde continua respondendo pelo BIOMA-Centro de Ensino e Informação sobre Zonas Úmidas Costeiras Tropicais, com ênfase no Ecossistema Manguezal. Tem experiência de várias décadas na área de Oceanografia, com foco em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos temas manguezal, impacto ambiental e ecologia de ecossistemas costeiros tropicais.

MARIZELHA LOPES

Mesa-redonda "Petróleo - Um ano após o vazamento, papel do oceanógrafo, estudos de impacto e impacto social, e mitigação"

Marizelha Lopes é pescadora quilombola militante do movimento dos pescadores e pescadoras artesanais e está na coordenação estadual da articulação das pescadoras artesanais. Moradora em Ilha de Maré, Salvador, Bahia.

RAFAEL LOURENÇO

Mesa-redonda "Petróleo - Um ano após o vazamento, papel do oceanógrafo, estudos de impacto e impacto social, e mitigação"

Graduado em Química, Mestre e Doutor em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP). Prof. Rafael já trabalhou no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) e também já atuou na área de consultoria por mais de 7 anos. Trabalha principalmente com contaminantes orgânicos, hidrocarbonetos e bioacumulação. 

Inovações tecnológicas e sustentabilidade

 
 
 

ARTHUR CUMPLIDO (STANDUP PET)

Palestra "Alternativas para resolver a questão de lixo dos oceanos"

Graduando em oceanografia pela UERJ, bolsista no SAGE UFRJ pesquisa com dinâmica dos Corais do Banco Marinho dos Abrolhos. Co - Fundador Stand Upet, Co- Fundador Surf Stone House.

StandUPET é um projeto de preservação ambiental, o qual tem como objetivo fomentar a criação de ideias sustentáveis e engajar as crianças na educação e preservação ambiental, assim como na reciclagem de produtos. Defendem os princípios de Sustentabilidade, Democratização do Mar e Educação Ambiental.

MELISSA GRANADO (LEVH)

Palestra "Alternativas para resolver a questão de lixo dos oceanos"

Melissa Granado, 27 anos, formada em Design de Produto pela Faculdade Senai Cetiqt.  Co-Fundadora da marca Levh.

A Levh tem como foco principal a redução dos impactos ambientais em todos os processos da empresa. Para esta mesa, podemos abordar quais foram as principais motivações para fundar uma marca de moda consciente. Hoje somos pioneiros no Brasil com o uso de tecidos tecnológicos proveniente de resíduos recuperados dos oceanos e regenerado. Vamos contar um pouco como é o processo e quais são as vantagens desse material e do uso da economia circular.

DIEGO BITENCOURT (NORTEK)

Palestra " Inovações Tecnológicas Nacionais para Oceanografia"

Diego Bitencourt é Oceanógrafo pela UNIVALI e Mestre em Geologia Marinha pela UFRGS. Desde 2012 vem desenvolvendo atividades com instrumentação oceanográfica, tendo trabalhado por 7 anos no mercado privado na execução e gestão de projetos que envolveram medição de ondas e correntes. Nos últimos 2 anos se dedica integralmente ao desenvolvimento no Brasil das atividades da fabricante de ADCPs Nortek, com foco no desenvolvimento e expansão de negócios.

GABRIEL PASCHOAL (HIDROMARES)

Palestra " Inovações Tecnológicas Nacionais para Oceanografia"

Oceanógrafo, formado no IO-USP, especialização em Licenciamento ambiental de Óleo e Gás, pelo PROMINP/ANP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente sócio e Diretor Comercial da HidroMares, onde iniciou como estagiário em 2010.

LETÍCIA QUITO

Palestra  "Relevância das Áreas de Preservação Marinhas (MPAs) "

Graduada em Biologia e mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos, Letícia atua, desde 2013, na gestão de áreas protegidas, integrando a equipe da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará, Unidade de Conservação de Uso Sustentável geridas pela Fundação Florestal - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

PRISCILA SAVIOLO

Palestra  "Relevância das Áreas de Preservação Marinhas (MPAs) "

Priscila é graduada em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) e já atuou como monitora na área de educação ambiental com escolas de São Paulo em regiões da costa brasileira. Trabalha a mais de 9 anos na Fundação Florestal e desde 2014 atua como chefe do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA).

 

Conservação e monitoramento

JÉSSICA DE CARVALHO

Palestra "Monitoramento embarcado"

Coordenadora de Projetos Ambientais da Consultoria Ekman Brasil, atuando em projetos de licenciamento e monitoramento de atividades sísmicas, desde 2013. Oceanógrafa formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), com pouco mais de 10 anos de experiência no mercado de Óleo e Gás. Prévia experiência acadêmica como Professora Substituta da Faculdade de Oceanografia da UERJ do Departamento de Oceanografia Física e Meteorologia.

FELIPE POSTUMA

Palestra "Monitoramento embarcado"

Formado em Biologia Marinha, Felipe possui mestrado e doutorado na área de biologia pesqueira. Teve a oportunidade de morar em comunidades pesqueiras artesanais de São Sebastião, além de ter trabalhado em frotas estrangeiras de porte industrial. Dedicou mais de 10 anos na pesquisa da lula Doryteuthis plei, além de ter a experiência de ter passado mais de 100 dias embarcado. 

Oportunidades: mercado e academia

BRUNO LIBARDONI

Mesa-redonda "Por onde andam os oceanógrafos: Uma conversa sobre oportunidades"

Com projetos em diversas áreas do conhecimento e experiências por renomadas instituições no Brasil e na Europa, Dr. Bruno Libardoni é cientista, educador e empreendedor em meio ambiente e sustentabilidade. Com a autoria, em parceria com Furf Design Studio, do inovador projeto de purificação de ecossistemas de águas urbanas - Caravela, recebeu a honraria do mais importante prêmio de Eco-Design do mundo, o Top Innovation Award, na categoria TIA Eco-Design Award 2018. Atuou como oceanógrafo da campanha "Listen To The Ocean", assinado pela Corona e Parley for the Oceans e, junto da sua empresa infinito Mare, atua de frente no cenário Brasileiro de inovação e pesquisa em ciências ambientais, oceanografia e sustentabilidade.

FELIPE VILELA

Mesa-redonda "Por onde andam os oceanógrafos: Uma conversa sobre oportunidades"

Aluno de doutorado em Ciências Marinhas Quantitativas na UTas e CSIRO, AU. Pesquisa atual: Dinâmica oceanográfica do meandro estacionário da ACC na elevação de Macquarie. BSc em Oceanografia na USP, BR. Pesquisa da graduação: Processos de formação dos anticiclones da CCP ao largo do Platô de Pernambuco. Empregado anteriormente como Educador Ambiental na UGGI e Analista Ambiental no OCEANOP/PETROBRAS. Colaboração na UMassD, EUA: Estudo da gênese do Vórtice Potiguar (36°W, 4°S).

 

DANIEL MOREIRA

Palestra "O petróleo e as oportunidades para o oceanógrafo"

Oceanógrafo entusiasta, formado pela UERJ e com mestrado em Engenharia Costeira e Oceânica pela UFRJ, aplicando modelagem numérica da circulação oceânica acoplada a modelo biogeoquímico para descrever processos oceanográficos. Há 15 anos na Petrobras, teve experiências em plataforma de petróleo, mas é no Centro de Pesquisas da Petrobras que tem se dedicado para o desenvolvimento de projetos de caracterização regional marinha, com experiência no planejamento, coordenação e execução de projetos de grande porte utilizando navios e parcerias científicas para coleta e análise de dados ambientais. Atualmente coordena o Projeto Santos – Caracterização Ambiental da Bacia de Santos – numa grande parceria com o IO-USP e outras instituições de ciência e tecnologia.

IANCO RODRIGUES

Mesa -redonda "Por onde andam os oceanógrafos: Uma conversa sobre oportunidades"

Bacharel em Oceanografia formado pelo Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), turma VIII. Atuando há 3 anos como Surveyor em monitoramento de dragagem para a empresa DEME-group. Experiência com geofísica aplicada à ambientes marinhos (Ecossonda Multifeixe, Sonar de varredura lateral e Perfilador de subsuperfície).

MARIANA ANDRADE

Mesa-redonda "Por onde andam os oceanógrafos: Uma conversa sobre oportunidades"

Mariana Andrade é oceanógrafa, curiosa e estudiosa da sustentabilidade nas ciências do mar. É co-fundadora da bloom: Agência de Mudanças para pessoas, projetos e empresas ligados ao oceano (@bloom.ocean) e Jovem Embaixadora do Oceano Atlântico no Brasil (@allatlaticyouth / @queridoatlantico). É conselheira da Liga das Mulheres pelo Oceano (@ligadasmulherespelooceano), pesquisadora do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o Estado de São Paulo e contribui com o Grupo de Trabalho de Empreendedorismo em Ciências do Mar do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (@gtecienciasdomar).

MARINA TONETTI

Mesa-redonda "Por onde andam os oceanógrafos: Uma conversa sobre oportunidades"

Formada em Oceanografia Biológica pela USP, pesquisadora com atuação na indústria de biotecnologia e na área de ciências marinhas. Possui experiência em Análise de dados, Impactos das Mudanças climáticas e Comunicação Científica, colaborando atualmente para o blog "Bate-papo com Netuno".

XV SEMANA TEMÁTICA DE OCEANOGRAFIA

Seguir

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram

Contato

Endereço

Praça do oceanografico, 191, Cidade Universitária, São Paulo/SP

CPF

448.779.158-85

©2020 por XV STO: Embarcando na década do oceano.