AMANDA BENDIA

Amanda possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Biofísica pela UFRJ, Doutorado em Microbiologia pela USP e atualmente é pós-doutoranda no Instituto Oceanográfico da USP. Sua linha de pesquisa envolve estudar micro-organismos em ambientes extremos, principalmente na Antártida e em oceano profundo, através de ferramentas moleculares de bioinformática.

RAQUEL AVELINA

Possui graduação e mestrado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018; 2020). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPG-OCN UERJ).

VICENTE GOMES

Vicente Gomes, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre-Docência (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: antártica, metabolismo, toxicidade, bioenergética e ambiente antártico.

MARCOS TONELLI

Oceanógrafo e pesquisador polar, com Mestrado e Doutorado em Oceanografia Física com ênfase na Interação Oceano-Atmosfera-Criosfera e Mudanças Climáticas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP e tem interesse nos impactos das mudanças climáticas sobre os diferentes setores da sociedade. Utiliza resultados das projeções do CMIP6 (Coupled Model Intercomparison Project Phase 6) do IPCC para investigar a variação do clima ao longo do século XXI.

Minicurso "Atuação dos oceanógrafos na Antártida"

JEFFERSON C. SIMÕES

Professor titular de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS, é o pioneiro da ciência glaciológica no Brasil e atualmente é Vice-Presidente do Scientific Committee on Antarctic Research/Conselho Internacional de Ciências (SCAR/ISC). Pesquisador do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Participou de 23 expedições científicas às duas regiões polares, criou o Centro Polar e Climático da UFRGS. Ele coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos. Atualmente é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e professor colaborador do CCI/University of Maine, Orono, EUA. No verão de 2011/2012 liderou a expedição que instalou o laboratório científico latino-americano mais ao sul do planeta, o módulo Criosfera 1 (84°S, 79,5°W).

 

MARCIA BICEGO

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Química Orgânica Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha, paleoceanografia e marcadores orgânicos geoquímicos. 

MICHEL MAHIQUES

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1983), Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, com vinculação subsidiária no Instituto de Energia e Ambiente, da mesma Universidade. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Sedimentologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentação, estratigrafia, região costeira, plataforma continental e margem continental. Diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, de Outubro de 2009 a Outubro de 2013. Vice-Diretor da mesma Instituição de Dezembro de 2013 a Outubro de 2017.

Oficina "Planejamento de Cruzeiros Oceanográficos"

Minicurso "Produzindo bioplásticos biodegradáveis e biocompatíveis"

ELEN  AQUINO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Possui Pós Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica (USP). Atualmente é Professora Adjunta na UNIFESP-Instituto do Mar campus Baixada Santista e atua como pesquisadora colaboradora no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (USP) e Research Centre for Gas Innovation (www.rcgi.poli.usp.br). Neste último, coordena projetos para conversão de metano em biopolímeros. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, Bioprocessos e Bioprodutos.

LUIZIANA FERREIRA DA SILVA

Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, membro do Laboratório de Bioprodutos do Depto de Microbiologia do ICB USP, da rede Ibero-americana de Biopolímeros e outros Bioprodutos (PRIBOP CYTED) e da série International Symposia on Biopolymers (ISBP). Seu grupo está focado na compreensão e melhoramento das rotas metabólicas que levam a bioprodutos bacterianos e envolvem estudos sobre o metabolismo bacteriano, análise de fluxos metabólicos, biossíntese de plásticos e elastômeros biodegradáveis (polihidroxialcanoatos - PHA), busca por novas plataformas biológicas pra a síntese de bioprodutos de interesse biotecnológico.

 
 

RICARDO DE CAMARGO

Bacharel em Física pela USP (1987), Mestre em Oceanografia Física pela USP (1991) e Doutor em Meteorologia pela USP (1998). Desde 1997, é Docente no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Experiência na área de Oceanografia Física e Meteorologia, com ênfase em Interação Oceano-Atmosfera e Meteorologia Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem numérica da atmosfera e do oceano, em escala regional e em larga-escala; e influências meteorológicas sobre plataformas continentais e regiões costeiras. 

NÍCKOLAS ALVES

Ingressou como bacharelando no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 2017 e atualmente desenvolve Iniciação Científica sobre Equações Diferenciais Hiperbólicas da Física-Matemática, sendo orientado pelo Prof. João Carlos Alves Barata (DFMA-IFUSP). Possui interesse principalmente em Gravitação Quântica e Física-Matemática. Tem experiência com LaTeX e o utiliza diariamente tanto como ferramenta de trabalho quanto como passatempo, além de já ter ministrado um curso sobre o tema.

Minicurso "Introdução ao LaTeX"

CAMILA SIGNORI

Professora Doutora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), coordena o MicrOcean Lab e atua na área de Oceanografia Microbiana. Colabora em diversos projetos de pesquisa, atuando e orientando alunos de Graduação e Pós-Graduação do IO-USP nas seguintes linhas: impacto das mudanças climáticas globais no microbioma marinho; ciclo do carbono marinho com enfoque na quimiossíntese, fotossíntese e produção bacteriana heterotrófica; diversidade e biogeografia de bactérias e arqueias em ecossistemas marinhos; interação entre fatores oceanográficos e ambientais e a estrutura das comunidades e processos microbianos. É presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IO-USP e, com muito orgulho, é a professora tutora dos alunos organizadores da XV Semana Temática de Oceanografia!

Oficina "Produção de artigo científico"

 

Minicurso "Tópicos de meteorologia sinótica"

Minicurso "Introdução a investigação geofísica de ambientes submersos rasos"

LUIZ ANTONIO PEREIRA DE SOUZA

Geólogo, formado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo . Doutor em Ciências na área de Oceanografia Química e Geológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Ciências na área de Oceanografia Física, opção Oceanografia Química e Geológica, pela Universidade de São Paulo (1995). Pesquisador, desde 1981, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Atua na área de Geociências, no campo da Geofísica Aplicada, com foco na investigação geofísica rasa de áreas submersas rasas por meio dos métodos de perfilagem sísmica contínua, sonar de varredura lateral  e ecobatimetria. No IPT coordenou e desenvolveu dezenas de projetos de pesquisa em temas que envolvem estudos relativos a assoreamento de reservatórios, hidrovias, portos, dutovias, pontes e barragens. 

 
 

VICTOR BECCARI

Victor é paleontólogo, formado em ciências biológicas pela USP, atualmente cursando Mestrado em Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Desenvolve pesquisa sobre dinossauros e outros animais fósseis no Museu da Lourinhã, além de trabalhar com ilustração científica e criação de modelos 3D.

Oficina "Ilustração Científica"

 

XV SEMANA TEMÁTICA DE OCEANOGRAFIA

Seguir

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram

Contato

Endereço

Praça do oceanografico, 191, Cidade Universitária, São Paulo/SP

CPF

448.779.158-85

©2020 por XV STO: Embarcando na década do oceano.